Conduzindo a História: Os Carros Mais Icônicos de Cada Continente Revelados!

Conduzindo a História: Os Carros Mais Icônicos de Cada Continente Revelados!
Esses são os Destaques do Design Automotivo de cada continente na opinião da Vittorino.

Nada captura tão vividamente uma época ou sentimento na história quanto um carro. Dos para-lamas dianteiros às rodas traseiras, cada centímetro de muitos carros é meticulosamente considerado e criado para atrair uma certa parcela da sociedade ou desempenhar uma função com eficiência implacável. E logo após os primeiros carros começarem a sair da linha de produção, as empresas automotivas perceberam rapidamente que o estilo poderia impulsionar as vendas de seus produtos.

Com mais de 100 anos desse tipo de design, é hora de celebrar. O automóvel se tornou um "símbolo avassalador de emancipação, poder e, sim, atração", conforme descreve o jornalista automotivo Jason Barlow em seu novo livro, "O Atlas do Design de Carros: Os Carros Mais Icônicos do Mundo", que destaca 650 dos maiores designs de carros de todos os continentes.

Com tantas opções para escolher, aqui estão nossos destaques do que consideramos ser o melhor...

Da América do Norte… Cadillac DeVille

Nada personifica tão bem a era de excessos e fascínio pelo futuro da América do Norte quanto o Cadillac DeVille. Com sua presença imponente, linhas suaves e luxuosos detalhes cromados, o DeVille marcou o ápice da elegância automotiva. Seu design refinado e o conforto excepcional fizeram deste modelo da Cadillac um símbolo de prestígio, definindo uma era de requinte e sofisticação.

Da América do Sul… Volkswagen SP 2

Apesar do tamanho da população do continente, as marcas de carros sul-americanas são escassas. Surpreendentemente, um dos nomes mais importantes no transporte pessoal na região é a Volkswagen, que fabrica carros em São Paulo desde 1959. Um de seus esforços mais bem-sucedidos em termos de design foi o efêmero SP 2, criado em 1973 para dar uma revitalizada na imagem conservadora da VW na região.

Da Europa… Maserati A6GCS-53

A Europa é conhecida por seus carros lindamente estilizados. Após a guerra, as casas de estilo e os fabricantes italianos entraram em overdrive, projetando alguns dos maiores designs que o mundo já viu. Embora o Ferrari 250 GTO tenha se tornado a palavra-chave para o belo design de carros, foram carros como o Maserati A6GCS-53 que aceleraram os pulsos da elite europeia no início da década de 1950.

Da Oceania… Ford Coupe Utility

Com poucas empresas automotivas nativas para escolher, a Ford certamente marcou presença nesta parte do mundo ao longo dos anos. Estabelecendo uma fábrica em Melbourne já em 1925, a fabricante de automóveis criou o Coupe Utility depois que Hubert French, gerente geral da Ford Austrália, recebeu uma carta de uma esposa de fazendeiro perguntando por que a empresa ainda não havia produzido "um veículo dois em um [que] pudéssemos ir à igreja aos domingos e que pudesse levar nossos porcos para o mercado às segundas?"

Da Ásia… Suzuki Jimny

O Japão tem uma habilidade incomparável para incorporar praticidade e eficiência em pacotes incrivelmente pequenos. Considere o Suzuki Jimny, que deu origem ao movimento de pequenos 4x4 no início da década de 1970. Com menos de 3 metros de comprimento, estilo funcional e alimentado por um motor valente de 359cc, o Jimny era leve como um carro urbano de bolso e ágil como uma cabra de montanha.

Do Oriente Médio e África… Autocars Sabra Sport

Mais conhecida por suas paisagens espetaculares e natureza selvagem do que pelo comércio automotivo, há uma pequena mas perfeitamente formada seleção de carros únicos para a região. Uma curiosidade em particular é o Sabra Sport dos anos 1960, da fabricante israelense Autocars.

Essa é a nossa seleção, cada um representando a essência única de seus continentes, nos fazem refletir sobre a rica história e influência da indústria automotiva global.

Agora, a questão é: qual destes fascinantes veículos conquistou o seu coração?

Compartilhe em nosso Direct do Instagram o seu preferido e as razões que o tornam inesquecível. Afinal, no universo automotivo, a paixão está sempre na direção certa!

O Atlas do Design de Carros: Os Carros Mais Icônicos do Mundo; Por Jason Barlow; Publicado por Phaidon - https://www.amazon.com/Atlas-Car-Design-Worlds-Iconic/dp/1838665994 

Continuar lendo

Fuja desses Tipos de Perfumes no Verão.

Deixar comentário

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.